No final do século XX e início de século XXI, a ciência em suas diversas áreas do conhecimento, evidenciou a complexidade e emergência dos assuntos inerentes as questões relacionadas ao meio ambiente e sua relação com a qualidade de vida das pessoas e dos ecossistemas.
Com a confirmação da elevação da temperatura na Terra e suas consequências à vida no planeta, como alto custo na produção de alimentos, perda da biodiversidade, escassez de água potável e principalmente os danos à saúde humana oriundos dessa degradação, foi constatado que apesar desse desequilíbrio ambiental afetar a todos, são os indivíduos mais pobres os mais prejudicados (IPCC, 2019).
Nesse sentido, evidenciou-se que a relação antrópica com a degradação ambiental se dá em vários níveis. E que para se alcançar sucesso na diminuição dessa degradação e consequentemente melhorar as condições de vida no planeta, seriam necessárias ações articuladas e interconectadas que levassem em consideração os vários aspectos do desenvolvimento e da degradação, no âmbito social, ambiental e econômico. Surge então o conceito de desenvolvimento sustentável que tem em sua estrutura a ideia central de que é possível o desenvolvimento socialmente justo, ecologicamente correto e economicamente viável. É dentro desde conceito que a VALLE ENERGIA SOLAR E SUSTENTABILIDADE estabelece seu projeto de expansão. As ações socioambientais e de responsabilidade social da VALLE visa atender as diretrizes globais e nacionais de desenvolvimento, alinhadas com os objetivos firmados em acordo internacional com as Nações Unidas pela Agenda 2030.
São ao todo 17 objetivos centrais que se conectam entre si com a finalidade de promover o desenvolvimento sustentável, os quais são: